Ora Então Um Grande Bem Haja ... oprazerdainsolencia@sapo.pt
Terça-feira, 4 de Janeiro de 2005
gajas feias no cinema
li num comentário que este é somente mais um blog estúpido... pensei imediatamente para comigo finalmente ó insolente és reconhecido pelo teu trabalho... é verdade apraz-me ver que existe um feedback positivo das pessoas que aparecem no meu blog (a palavra aprazer encontra-se na página 135 do dicionário da lingua portuguesa da porto editora entre as palavras aprazedor e aprazibilidade)
já todos fomos ao cinema ver aquelas historias de cinderelas dos tempos modernos em que uma rapariga pobrezinha e feia não consegue arranjar acompanhante para um baile que se avizinha... a menina pobre tem sempre aquela expressão fechada e tristonha digna de quem se prepara para comer favas cozidas ou assistir a um concerto do nel monteiro... o cabelo apanhado de forma irregular, uns oculos à bill gates e preferencialmente um aparelho... o que não é natural é que estes papeis sejam sempre representados por gajas boas... é um bocado como ver o nicolas cage a fazer de eusébio... claro que ás tantas elas tiram os óculos e o aparelho...vestem um vestido vermelho, sacodem o cabelo em câmara lenta (tem de ser em câmara lenta senão não resulta) e ficam as miudas mais sensuais lá do sítio...
eu uma vez andei metido com uma miuda que tinha a alcunha de rabo de cavalo (e não era por causa do cabelo)... ás tantas disse-lhe para soltar aquela gadelha disforme que ela usava (em câmara lenta claro) e usar lentes de contacto em vez dos oculos fundo de garrafa que a avó lhe tinha oferecido... ou seja, tudo o que as gajas feias dos filmes fazem... e para minha surpresa... ela continuou feia... acho que ficou mais feia até... os óculos ainda conseguiam disfarçar uma cicatriz que ela tinha no sobrolho esquerdo...
foi nessa altura que se fez como que um click na minha cabeça e então entendi que as actrizes não ficavam bonitas depois de tirarem os óculos... (seria o famoso efeito clark kent com óculos uma pessoa normal, sem óculos um super heroi) elas é que já eram bonitas antes de fazerem o filme... isto lido assim parece lógico mas para mim na altura foi uma descoberta e pêras (foi como quando descobri que o tamanho das orelhas não tinha influência directa na capacidade auditiva... e eu que até falava mais baixo quando dizia mal do luis filipe vieira porque pensava que ele me podia ouvir)... cancelei logo as consultas na corporacion dermoestética que tinha programado oferecer à rabo de cavalo porque vi logo que aquilo era dinheiro deitado á rua...
no entanto uma questão andava ainda perdida no meu cérebro qual santana lopes perdido no seu governo... se o papel é de uma gaja feia, porque razão são contratadas gajas boas para os desempenhar? o leitor desnutrido de informação pode argumentar que uma gaja boa é mais apelativa ao público e consequentemente o filme irá ter mais receitas... balelas meus amigos... ponho-vos a verdade em forma de questão...
como é que se consegue explicar a uma moça que ela só conseguiu aquele papel porque é feia, sem que esta saia a correr da sala mergulhada em lágrimas e sem uma réstia de auto-estima? ... dificil não é?
reconstituição do que normalmente acontece:
ó odete vamos lá ver uma coisa... tu sabes que pronto pá... quer dizer... há muita gente atraente na industria cinematográfica não é? e tu odete és uma pessoa que tens o teu quê de...portanto...engraçada e... vá lá como é que te posso explicar isto pá... encaixas em vários papeis que à partida muitas pessoas não conseguem fazer... actrizes como catherine zeta jones, angelina jolie não estão habilitadas a fazer papeis para os quais tu és simplesmente perfeita... entendes? não é que não sejam boas actrizes porque são... boas... actrizes e tu não (...) tens as mesmas performances que elas... tens outro potencial que nem todas as mulheres têm... olha-me para esse fiísico mulher, és capaz até de roubar papeis a alguns homens... não és melhor nem pior...és diferente vá lá... percebes? não percebes não é? ... (la vou ter de chamar uma gaja boa outra vez)
mas depois existe a maneira subtil de fazer a coisa... se fazes castings para cinema e sofres deste problema, atenta bem nesta técnica...
casting
odete santos :
homem do casting: estamos a precisar de uma estrela odete e tu és a pessoa ideal para o papel principal
odete: a serio vou ser a estrela? qual é o filme?
hdc: a bela e o monstro
odete: que bom, vou fazer o papel de bela?
hdc: não sejas parva odete
podes sempre dizer tem juízo odete mas convem que ela fique ofendida com o facto de lhe chamares parva para não se lembrar que é por ser feia que o papel é dela, entendes? ó homem do casting mas que confiança é essa? vê lá vê... eu fico com o papel mas não abuses senão obrigo-te a ir aos congressos do pcp e olha que vai lá o josé cid e aquilo pode ser doloroso ... são pequenos truques de manipulação que eu aprendi com o roberto leal... ele é dos melhores manipuladores de pessoas que eu conheço... isto de enganar dois povos em dois continentes diferentes não está ao alcance de qualquer um
é verdade... se forem pessoas inteligentes, não percam tempo no meu blog, isto não faz bem a ninguem...
ora então um grande bem haja